Due Diligence (Investigação para Aquisição)
Os trabalhos de due diligence são definimos tecnicamente como de procedimentos pré-acordados, uma vez que o cliente em conjunto com o auditor define o escopo e a extensão da revisão que será efetuada na empresa alvo. Todavia, esse trabalho foca especificamente suportar transações de compra e venda de empresas ou investimentos. Pode ser contratada tanto pela parte compradora como pela parte vendedora e em algumas situações pode até ser contratada em conjunto pelas partes.
Os procedimentos normalmente aplicados pelo auditor visam assegurar que os itens do ativo adquirido existem e estão registrados por valores contábeis adequados e que os passivos e riscos contingentes estão registrados em sua totalidade em valores de liquidação.
Os trabalhos do auditor também podem incluir a avaliação do valor de mercado dos ativos, a revisão tributária dos períodos passíveis de questionamento pelo fisco e a revisão dos procedimentos e processos trabalhistas, entre outros, visando a identificação de passivos ocultos ou não registrados que possam vir a alterar o valor da transação.