Auditoria das Demonstrações Financeiras

A auditoria das demonstrações financeiras, também chamada de auditoria independente ou auditoria externa, tem como objetivo principal fornecer, aos investidores e usuários das demonstrações contábeis, segurança razoável de que as informações, nelas apresentadas, são confiáveis e foram elaboradas de acordo com a estrutura de relatório definida como apropriada para sua apresentação e divulgação.

 

Os serviços de auditoria seguem padrões, normas e procedimentos nacionais e internacionais para sua execução. No Brasil, as normas técnicas são emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC e estão alinhadas com as Normas Internacionais de Auditoria (ISAs), emitidas pelo IFAC (Federação Internacional dos Contadores).

 

O auditor deve manter o ceticismo profissional, a transparência e a independência durante todo o período da prestação do serviço, que tem início na aceitação do cliente, passando pelo planejamento e  execução  dos procedimentos de auditagem, exercendo livremente o seu julgamento profissional, em todas as fases do trabalho.

 

Para a realização da auditoria, o auditor deve avaliar os riscos de as demonstrações contábeis examinadas apresentarem distorções relevantes devendo, para tanto, conhecer e avaliar o ambiente de controle e os controles internos adotados pela entidade; deve buscar, também, evidências suficientes e apropriadas que suportem suas conclusões.

 

Os sócios e os colaboradores da Singolare possuem larga experiência em auditoria das demonstrações financeiras, em sociedades nacionais e multinacionais, de grande e pequeno portes, e em entidades do terceiro setor, sem fins lucrativos.

Entre em contato, orientamos e auxiliamos você na definição do serviço apropriado para o cumprimento das exigências legais ou para suas necessidades internas.

Revisão Limitada

 

A revisão contábil ou revisão limitada das demonstrações financeiras é um procedimento de auditoria, o qual compreende o exame de documentos, registros e demonstrações contábeis, sob o aspecto técnico e aritmético, a fim de afirmar se, com base nos procedimentos de revisão executados, o auditor tomou conhecimento de algum fato que o leve a crer que as demonstrações financeiras não foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis geralmente aceitas .


Os procedimentos executados numa revisão limitada são substancialmente mais reduzidos do que os procedimentos executados numa auditoria conduzida de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria, e a extensão dos exames são dimensionadas pelo auditor de forma a trazer evidencias suficientes para que possa ser emitida uma conclusão adequada sobre as demonstrações financeiras.

Auditoria Interna e de Gestão

A auditoria interna é considerada uma das ferramentas de controle de monitoramento mais efetiva na mitigação dos riscos empresariais e na prevenção e identificação de ineficiências nos processos operacionais, falhas de controle, fraudes e atos ilegais praticados por colaboradores ou terceiros.

 

A auditoria interna deve se reportar diretamente aos conselhos de administração ou de auditoria, ou, na ausência deles, ao presidente, para que tenha independência e liberdade para executar suas atividades sem a ocorrência de pressões internas das diversas áreas.

 

Como parte do sistema de governança corporativa das empresas, a auditoria interna atua diretamente em processos, sistemas e controles exercidos sobre as transações diárias, o que dá, a essa atividade, um grande conhecimento dos negócios e maior possibilidade de identificação dos aprimoramentos necessários.

 

A auditoria de gestão também faz parte do sistema de controle interno e visa verificar se os recursos colocados à disposição dos administradores estão sendo aplicados de forma com que os resultados da empresas sejam maximizados. Utiliza ferramentas qualitativas e quantitativas para medir o desempenho, o cumprimento de políticas internas e o alinhamento das práticas adotadas pela administração com as metas organizacionais definidas e esperadas pelos stakeholders.

Procedimentos Pré-Acordados

 

Nesse tipo de serviço de auditoria os objetivos, os procedimentos, a extensão e a profundidade dos trabalhos são definidos em conjunto entre os clientes e o auditor externo. Os trabalhos com procedimentos pré-acordados podem ter foco específico em operações, contas, clientes, fornecedores ou na investigação de fraudes.

Laudo de Avaliação Contábil

O laudo de avaliação contábil é exigido pelas leis brasileiras nos casos de integralização de capital com bens e nas incorporações, fusões e cisões de sociedades.

 

O laudo contábil deve ser realizado por perito contábil definido pela administração e nomeado por assembleia ou em reunião de cotistas e irá avaliar: o valor contábil dos bens integralizados; o patrimônio líquido contábil formado por todos os componentes do balanço patrimonial; ou
o acervo líquido contábil formado por determinados ativos e passivos selecionados.

Elaboração de Demonstrações Financeiras e Notas Explicativas

 

Preparamos suas demonstrações de acordo com os princípios ou práticas contábeis adotadas no Brasil ou no exterior, seja para fins de publicação, seja para apresentação junto a instituições financeiras, fornecedores, clientes e investidores.

Revisões Intermediárias


Informações contábeis elaboradas e apresentadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável (por exemplo, NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis aprovada pelo CFC) e incluem o conjunto completo ou condensado de demonstrações para um período menor do que o exercício financeiro da entidade.

 

Essas demonstrações financeiras intermediárias são geralmente utilizadas para atualizar os usuários sobre as informações relevantes ou apresentação aos órgãos reguladores ou solicitações específicas de terceiros.

Revisão das Práticas Contábeis

 

A revisão das práticas contábeis consiste na realização de um diagnóstico que assegurará à empresa a obtenção de informações confiáveis e de alta qualidade.


O diagnóstico é executado por meio da inspeção e validação das análises, reconciliações, documentos e relatórios auxiliares que suportam os principais saldos de ativos, passivos e contas de lucros e perdas, certificando a correta utilização das práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como permite a identificação de oportunidades de melhorias que auxiliarão no encaminhamento estratégico dos negócios.

 

 

 

interacao-tela-toque.jpg